domingo, 1 de agosto de 2010

Classificação das ervas


Como dito antes, as ervas tem uso amplo na umbanda. São regidas pelo elemento ar e também pelos caboclos. Embora cada orixá tenha sua erva específica. Mas vamos falar disso mais tarde.

Ao prepararmos um banho de descarrego ou até mesmo para outra finalidade, na maioria das vezes não nos apegamos ao tipo de classificação da erva, e sim a propriedade dela. Ou seja, em que ela irá nos ajudar. Não digo que esteja errada essa preocupação, mas o fato é que precisamos nos atentar para essa questão também.

Assim sendo temos então três tipos de classificação que são elas:

  • Quentes
  • Mornas
  • Frias
As que são denominadas quentes, tem em sua propriedade a função de limpar e purificar. Que são elas: Arruda, Guiné por exemplo.

As que são denominadas mornas, são as que equilibram. Portanto, usadas depois da de limpeza. Exemplo: Alecrim.

E as que são denominadas frias. São as utlizadas pra um determinado propósito.

Então temos num banho de limpeza, defesa e espiritualidade, se assim podemos dizer. A seguinte ordem:

Arruda - Hortelã - Rosa branca.

Importante enquanto estiver preparando seu banho, que faça uma oração. Não uma decorada, mas aquela que vem da alma, de dentro e seja sincero ao colocar suas palavras. Digo que quando é verdadeiro, não precisa de preocupação. Nosso pai Oxalá entende o que tem no nosso coração, e portanto não precisamos de palavras bonitas para falar com ele.

Um exemplo de consagração:

Que a força divina e criadora que há nessa erva, dada por nosso pai, criada e fortificada pela mãe terra. Seja ativa e forte nesse banho que agora preparo. Que as forças da natureza presentes nessa erva: Terra, Ar, Fogo e Água. Estejam ativas, e que a força do divino pai criador, me auxilie em meu propósito. Tomo esse banho para (dizer a finalidade). Que assim seja Amém.

Boa sorte!