quarta-feira, 30 de março de 2011

O jogo de búzios

Em geral você ver cartazes com dizeres como: joga-se búzios, tarot, etc e tal. Tive curiosidade sobre o assunto e fui pesquisar mais a respeito. Sei por exemplo que cada carta do taro tem sua simbologia e seu significado. Coisa que também sofre mudança, pois a carta pode sair na tirada invertida ou não. Agora como entender o jogo de búzios. Se todos são iguaizinhos? Vamos entender um pouco mais...

A origem dos Búzios se perde na noite dos tempos. Sua tradição está estreitamente ligada à cultura africana. Alguns estudiosos acreditam que a cultura africana vem dos tempos pré-egípcios, talvez atlantes. Conta a lenda que a estrela da manhã revelou a Orunmilá que todos os segredos e materiais da criação se encontravam numa concha de caramujo, dentro de um vaso que ficava entre as pernas de Obatalá. O jogo de Búzios, como é conhecido hoje, pode ser considerado uma variação do jogo de Opon lfá ou Opelê de lfá, que se desenvolveu na África.

Em uma das muitas conversas que tive com meu amigo mago. A consulta é realizada com 16 búzios, todos eles contendo aberturas. Cada búzio cai ou aberto ou fechado, e o conjunto das posições dos búzios vai definir qual é o orixá que preside aquele lançamento. Mas esse oráculo somente deve ser praticado por quem é iniciado no sacerdócio.

O jogo:

A forma mais comum é o jogo de 16 búzios (jogo por odús). Cada odú tem ligação com um o mais orixás, sendo que estão todos interligados.

Os 16 odús são:
1) Okaran ' Exu
2) Ejiokomeji ' Ogum e Ibeji
3) Etaogundá ' Ogum e Omulu
4) Iorossum ' Iemanjá
5) Oxê ' Oxum
6) Obará ' Oxossi, Xangô e Logum Edé
7) Odi ' Oxossi, Obaluaiê e Oxanguiam
8) Ejionilê ' Oxalá e Oxaguiam
9) Ossá ' Iansã
10) Ofum ' Oxalá e Oxalufan
11) Oawarim ' Ogum, Iansã e Exu
12) Ejilonuborá ' Xangô
13) Odiologan ' Nanã Buruku
14) Iká ' Oxumaré e Ossaim
15) Obeogundra ' Ewá, Obá, Oxumaré e Omulu
16) Alafra ' Oxalá, Oxaguian

Muitos terreiros também usam o jogo de búzios para entender os orixás que acompanham determinado consulente ou filho da casa. E claro como oráculo comum de direcionamento assim como o tarô.

quinta-feira, 24 de março de 2011

A quaresma

A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.

Na quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira (até a Missa da Ceia do Senhor. Na sexta feira da paixão.

Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. Inclusive as imagens dos altares de todas as igrejas são cobertas com tecido em cetim dessa cor.

Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer. E no caso da quaresma, inicialmente seria a morte e paixão de cristo. Nos dias atuais a celebração de seu sacrifício em reparação dos pecados do mundo.

A quaresma para os espíritas

Os espíritas em geral não celebram a quaresma da mesma maneira que os católicos o fazem. Ou seja, as atividades transcorrem normalmente. Embora tenham alguns centros que pausam suas atividades espirituais nesse período. As giras deixam de acontecer e somente as orações são realizadas. Mas há alguns que permanecem com suas atividades normais durante os 40 dias. Portanto, para os centros que continuam suas atividades, não devem ser feitas observações errôneas. Pois a quaresma é baseada em três preceitos: o amor, a caridade e a humildade. E se um centro continua desempenhando as atividades normais, não significa que ele não deixa de praticar a palavra de Deus, e de manifestar em seus atendimentos o que ele desejava, que é ajudar o próximo e amá-lo como ele é. Sem pré jugar. Pense nisso!

sábado, 19 de março de 2011

Cigano Igor do rio Eufrates

Sou um cigano errante, Filho do sol e da Lua,
Quando nasci, me batizaram , na beira do rio Eufrates, Falaram em meu pequeno ouvido, o meu nome secreto,
Me deram tantas virtudes, das quais me orgulho até hoje.
Andei por muitos caminhos, E não encontrei o que tanto procuro, Mas não me canso de buscar, apesar dos espinhos Que ferem os meus pés , quando ainda está escuro.
Sou o filho da Lua e do Sol, Um pássaro livre a voar,
Estou aqui, ali e acolá,
Realizo caminhadas, sem nunca sequer me cansar.
Pois meu destino é andar e voar.
Voô nos meus pensamentos E vou onde me leva o vento,
Vou ao encontro do amor, Que eu sei que existe em algum lugar.
Preciso de um amor, Para encantar meus dias, Que não me esqueça e me chame,
Que grite bem alto o meu nome e o repita mais vezes… Igor!…Igor!…Igor!….
Vem para mim, vem me amar!
Sou o Rei e sou o Príncipe, de um Reino Universal
Meu reinado nunca acaba, pois a minha coroa é a vida.
Meu reino é feito de amor, de paz e de puro êxtase!
Sou o caminheiro do tempo, pois faço qualquer roteiro.
Pois o importante é nunca parar.
Sou o primeiro e o último de todos os perseguidos
Honrado ou deprezado, odiado ou simplesmente amado.
Sou o ruído e o silêncio :
sou o pranto e a alegria.
Sou o eterno caminho, sou o menino do dia e o amante doce da noite,
Sou o alívio das dores, dos corações que amam, portanto se precisares,
Basta apenas chamar pelo meu nome, nunca esqueça,
o meu nome é Igor!

Me chame…, me chame…, me chame.