quarta-feira, 29 de junho de 2011

Hoje é dia de São Pedro

Guardião das portas do céu. E de acordo com relatos, o primeiro papa. O escolhido diretamente por Jesus.
Padroeiro dos pescadores e das viúvas. No dia de hoje há muitas procissões em honra ao santo. 
Assim disse Jesus ao apóstolo:

 “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus, e tudo que ligares sobre a terra será ligado também no céu, e tudo que desligares na terra será também desligado no céu”. (Mt.16 13-20).

Alguns terreiros fazem a ligação de sincretismo entre xangô e São Pedro. Já outros preferem entre São Jerônimo e Xangô. O que eu também me identifico mais.







Em nome do Pai + do Filho + do Espírito Santo.
S. Pedro, Príncipe dos Apóstolos, Vosso nome era Simão, que Nosso Senhor Jesus Cristo mudou para Pedro, a fim de serdes a pedra sobre a qual o Senhor iria construir o templo da fé.Mudando o Vosso nome, o Senhor Vos entregou as três chaves do segredo e dos poderes no céu e na terra, dizendo-Vos «O que desligardes na terra — será desligado nos céus”.São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, a primeira chave é de ferro, abre e fecha as portas da existência terrena.A segunda chave é de prata, abre e fecha as portas da sabedoria.A terceira chave é de ouro, abre e fecha as portas da vida eterna.Com a primeira, Vós abris a entrada para a felicidade na terra; com a segunda, abris o pórtico da ciência espiritual; com a terceira, abris o Paraíso.Fechai, glorioso Apóstolo mártir, para mim os caminhos do mal e abri os do bem. Desligai-me na terra para que eu esteja desligado nos céus.Com a Vossa chave de ferro, abri as portas que se fecharem diante de mim. Com a Vossa chave de prata iluminai o meu espírito, para que eu veja o bem e me afaste do mal. Com a Vossa chave de ouro, descerrai as entradas da corte celestial, quando o Senhor for servido de chamar-me.“0 que desligardes na terra será desligado nos céu, o que ligardes na terra será ligado nos céus”.Glorioso S. Pedro, vós que sabeis de todos os segredos dos céus e da terra, ouvi o meu apelo e atendei à prece que Vos dirijo.Assim seja.
Rezar um Credo e um Pai Nosso.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Vamos conversar?

Acabei de tomar banho. E esse momento é sempre um momento de organizar os pensamentos. Sempre dou uma viajada enquanto a água cai e passo sabão no corpo... Olha só. Não posso dizer que vivo o melhor momento da minha vida. Porém, também não posso dizer que vivo o pior. Acho que vivo o que preciso viver. Eu tenho um modo de pensar que sempre me ajuda a me concentrar mais no que de fato preciso pensar. Que basicamente resume-se a: Você é responsável pelas próprias escolhas. Então, assuma, e se quiser diferente. Faça diferente. 

Simples. eu procuro não ficar me culpando, não que isso de vez em quando não aconteça...Que de vez em quando não apareça aquele ponto de interrogação pentelho me tirando o sono ou o sossego. Eles aparecem. Mas eu tento com todas as minhas forças não me dominar por eles. E não achem que é fácil... Sabem, as pessoas tendem a achar que quem é espirita, espiritualizado, bruxa, mago, enfim... Não sofre com alguma coisa. Muito pelo contrário. Acho que essas pessoas sofrem mais do que as outras, pois elas veem nas entrelinhas o que as pessoas "normais" não veem. Sei lá se alguém parou prá pensar nisso. 

E agora mesmo me veio isso a mente: Existem alguém sem problemas? Se existir. Que Deus o abençoe sempre para que ele siga feliz seu caminho. Acho que os problemas que a gente enfrenta na vida são para nos ensinar a viver. Igual aqueles problemas de matemática que o nosso professor dava de lição quando estávamos na escola. Eles nos ajudavam a aprender a matemática... Na vida, acho que é a mesma coisa. Digo isso não por que eu goste de ter problemas. Mas é uma visão positiva das coisas que preciso desenvolver em mim, que preciso aprender prá viver melhor... Comigo, e com os que me cercam. Mas logicamente que eu também desejo e mereço bonança...Assim como todo mundo. 

Eu não sei o momento que vive agora. O meu é de aprendizado e abstenção. Estou precisando ficar sem algumas coisas prá entender que posso viver sem elas. (por um curto período de tempo, mas preciso). Tá duro e complicado. Por que como eu te falei, aqueles pontos de interrogação cruéis estão me rodeando a quase toda hora. E quando eu acho que vai começar a ficar tenso, vem algo e me dá uma sacudida básica. Aquela que só te acorda e te mantem aceso prá assistir o final do filme... Quer saber, como diria Fernando Pessoa: Tudo vale a pena se a alma não é pequena. E se aprendizado faz a alma crescer, a minha tá bem gordinha já... Mas tá valendo a pena tudo isso. Só peço à Deus nosso pai, e Oxalá seu filho que me dê força física e espiritual que eu preciso, a visão prá enxergar o que meus olhos demoram a ver e crer. E principalmente a fé. Em Deus e em mim. Isso vai tornar as coisas mais fáceis. E aos meus mentores, que me guiem e me acompanhem SEMPRE!
E que assim seja!!!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Viva São João!

Quando eu era pequena e morava com meu vô no interior do estado de Pernambuco. Na noite de São João. Por volta de 20h e 21h. Bastava olhar distante depois da porteira e víamos vários pontinhos luminosos... Eram as fogueiras em homenagem a São João Batista. E lá, vocês devem saber. Eles festejam mesmo. Hoje já não sei se existem ainda as fogueiras. Mas as quadrilhas e as festas. SIM. E estão sendo mostradas em vários canais inclusive.

Dizem que a tradição da fogueira veio por que Isabel, a mãe de S. João. Não podia ter filhos. Já era idosa. E seu marido, Zacarias também o era. Ocorre que Isabel quando ficou sabendo que concebera a um filho. Ficou muito feliz e combinou com Maria que quando seu filho nascesse. Mandaria lhe avisar. E acender uma fogueira em frente sua casa, foi a maneira que Isabel encontrou para mandar seu recado. E foi dessa forma que Maria soube do nascimento daquele que iria iniciar os trabalhos de seu filho Jesus.

Uma curiosidade sobre a comemoração dos santos, é que se comemora o dia que esse morreu. Mas no caso de São João Batista. É diferente. Comemoramos o dia que ele nasceu.


Em muitas casas, São João vem na força de xangô. São João Batista é chefe das legiões do oriente. São diversos povos que trabalham na umbanda. Dentre esses os ciganos do oriente, os espíritos árabes/marroquinos e orientais, médicos, esotéricos, gauleses, egípcios, índios caraíbas, e hindus.

Boas festas à todos!!! E salve o povo do Oriente!
Salve São João Batista!!!

quarta-feira, 8 de junho de 2011