sábado, 24 de julho de 2010

Ervas na Umbanda



Quando falamos em ervas na umbanda, logo nos vem a cabeça os banhos. É comum você ir se consultar com uma entidade ou orixá, e derepente ele lhe pedir um banho. Pode ser um banho de descarrego, ou simplesmente um outro que vai lhe ajudar na conquista de algo, ou na abertura de caminhos.

Mas não é somente nos banhos que as ervas são citadas não. As ervas podem ser usadas no benzimento, na entrada do congá, prá segurar algo ou afastar, nas garrafadas, e também na defumação.

Todo culto religioso na umbanda começa com os canticos as entidades e depois que a casa se prepara, vem a defumação, prá limpar e chamar as entidades para o trabalho, e a defumação também deve e pode ser feita com ervas.

Como dito, temos as garrafadas, remédios naturais que são feitos pelas entidades com auxilio de seus receptáculos. Também nesse ambito podemos citar os xaropes.


As ervas, são a representação do elemento ar e do povo da mata. No caso de Oxóssi, dos caboclos. Mas nada impede que outras entidades possam indicá-las ou usá-las em seus trabalhos. Dentre as mais conhecidas podemos citar a arruda, o guiné, a alfazema, o alecrim.

Todas são usadas para limpeza, mas podemos citar também as que são usadas para equilíbrio, ou ainda para determinado fim. Mas esse é um assunto para as proximar postagens, onde vamos falar sobre a divisão das ervas. Quente, fria e morna.

Até lá.

Por Ametista

Nenhum comentário:

Postar um comentário