Eu não sei se disse aqui no blog. Mas sou filha de Yemanjá. E dúvido um filho de Yemanjá não se sentir tão amado. São tantos filhos...Mas como sempre dizem: Coração de mãe sempre cabe mais um. E com nossa mãe Yemanjá não é diferente. Mas deixa eu contar prá vocês uma historinha...
Quando vim morar em São Paulo, a minha mãe tinha contato muito próximo com uma senhora. O nome dela D. Edite. Inclusive o mesmo nome da minha mãe de sangue (falecida). E na sala dessa senhora tinha uma mesinha com uma imagem de Yemanjá de tamanho grande, um pouco acima da média. E gente quando eu chegava na casa dessa senhora, eu ficava extasiada de ver aquela imagem. Eu sempre gostava de ficar olhando...Linda, linda linda! E um tempo depois, uma das filhas dessa senhora, indicou a minha mãe para ir a um centro, justamente pra resolver alguns probleminhas meus e do meu irmão. Basicamente abertura de caminhos. E o orixá que digamos, comandava os trabalhos era Janaína. E bem depois quando comecei a frequentar o centro que falei aqui antes. O primeiro dia foi gira e festa de Yemanjá. Coincidências? Acho que não.
E na casa da minha amiga tem um quadro de uma sereia que sou apaixonada por ele. Acho que é estrela do mar. Eis o quadro:
Essa noite tive uma espécie de sonho, que uma Yemanjá velha me dizia, o que eu queria que ela levasse para o mar. Eu de fato pude ouvir a voz...Ela estava vestida de branco...Eu disse a ela o que queria...E a voz foi embora. Voltou pro mar.
Eis algumas qualidades:
Yemanjá Asagba ou Sobá: Ligada a Airá, lufã e Orunmilá, fia algodão, usa corrente de prata no tornozelo, carrega abebé e sua energia é a espuma branca do mar, veste branco com prata.
Yemanjá Akurá: Vive nas espumas do mar, aparece vestida com lodo do mar e coberta de algas marinhas. Muito rica e pouco vaidosa. Adora carneiro, ligada a Nanã, veste branco aperolado
Yemanjá Ataramogba: Vive na espuma da ressaca da maré, guerreira e ligada a Xangô, veste branco e nuances de cores claras.
Yemanjá Iyaoyó ou Awoyò : É uma das mais velha, possui ligação com Oxalá, Oxumarê e Xangô, Veste branco e cristal, responsavel pelas marés.
Yemanjá Maleleo ou Maylewo: Esta Yemanjá vive nos grandes lagos, tímida, não se pode tocar no rosto do Iyawò, veste verde claro.
Yemanjá Iyágunté: Mãe do rio ógun, esta Yemanjá guerreira usa espada e tem ligação com Ogun e Oxaguian, carrega abebé, veste azul claro.
Yemanjá Sessu, Iyasessu: Voluntariosa e respeitável, ligada a Babá Olokun, vive nas águas agitadas da costa e come inhame, suas contas são verdes translúcido, veste verde e branco.
Teremos ainda outras Yemanjás com nomes, títulos e cultos extintos:
Yemanjá Olossá ou Oloxá: Ligada a com Oxum e Nanã. Veste verde-clara e suas contas são branco cristal. É a Yemanjá mais velha da terra de Egbado, não há iniciados no Brasil.
Yemanjá Iya Massê: que é a mãe de xangô
Agora pesquisando, sei que a Yemanjá do meu sonho é a
Yemanjá Iyaoyó ou Awoyò. A quem estiver lendo esse texto pode parecer algo incomum ou então desnecessário. Mas o fato é que a cada dia me sinto mais cuidada e amada pelos meus orixás. E embora tendo comportamento de São Tomé às vezes, e sabendo que tenho muito o que aprender. Sou infinitamente grata a eles por tudo que chega até mim. E agradeço ao meu pai Oxalá todas as noites por ter eles ao meu lado, me cuidando e me protegendo.
Odoiá minha mãe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário