sábado, 14 de abril de 2012

Bater cabeça

Fiquei pensando...O que seria esse ritual, e de onde são suas origens?
O ato de bater cabeça simboliza a humildade do médium de saber que é apenas um instrumento de forças que ele desconhece, mas que respeita. É o ato de entregar a coroa, o desenvolver espiritual para  o trabalho que logo mais se iniciará. 
É diferente do ato de "deitar" para o santo, cujo período é definido pelos orixás juntamente com o pai ou mãe da casa. O deitar marca o início dos trabalho. Já o bater cabeça, é a confirmação da fé do médium. 
Naquele momento é como se ele dissesse a Oxalá: Pai, eu estou aqui, embora cansado e aquebrantado pelos problemas do dia-dia. Estou aqui a vossos pés, prá entregar minha coroa a vós, para que "minhas" entidades realizem um trabalho de luz. Meu pai, eu deito a seus pés, e peço força, fé e luz nesse dia. Para que tudo corra bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário