1ª Linha: Trono da fé. Essa linha é chefiada por Oxalá.
2ª Linha: Trono gerador. Essa linha é chefiada por Yemanjá.
3ª Linha: Trono de justiça. Essa linha é chefiada por Xangô.
4ª Linha: Trono de glória. Essa linha é chefiada por Ogum.
5ª Linha: Trono do conhecimento e espiritualidade. Essa linha é chefiada por Oxóssi.
6ª Linha: Trono de pureza. Essa linha é chefiada por Yori. Linha das crianças.
7ª Linha: Trono de ordem. Essa linha é chefiada por Yorimá. Linha das almas.
Cada linha é dividida de grupos de 7 em 7, e os orixás maiores não imcorporam. Portanto, somente os orixás "menores" o fazem.
A cada grau que a hierarquia desce, vão aumentando em 7 o número de orixás. Cada linha compõe-se de sete legiões. Tendo cada uma delas um chefe, cada legião divide-se em sete grande falanges, que tambem tem um chefe, e cada falange, divide-se em sete sub-falanges, e assim por diante. Vejamos.
A linha de oxalá representa o princípio, o incriado, o reflexo de Deus. A luz refletida que coordena as demais vibrações. Entidades dessa linha falam calmo e expressam-se sempre com elevação.
A linha de Yemanjá é a linha do povo das águas salgadas. Nela se encontram as sereias, os marinheiros. Os pontos cantados são sempre em relação ao mar.
Xangô é o orixá que coordena toda lei kármica, é o dirigente das almas. O senhor da balança universal. Seus pontos são fortes invocações de justiça que nos remetem ao seu cenário vibracional, as cachoeiras e pedreiras.
A vibração de Ogum é o fogo da salvação e da glória. O mediador de choques consequentes do karma. A linha das demandas de fé, da luta e da batalha da vida. Por isso dizemos que Ogum é protetor dos guerreiros em todos os setidos. Os caboclos de Ogum são imponentes, andam de um lado para o outro e seus pontos falam sempre de batalhas, de lutas e glórias.
A vibração de Oxóssi é ação involvente e circular nos viventes da terra. Atendem a doutrina da catequese. Seus pontos traduzem a beleza da natureza, e invocam a beleza das águas, das plantas e das matas.
A linha de Yori é composta por entidades altamente evoluídas. São as crianças, os ierês.
A linha de Yorimá é composta de orixás extremamente evoluídas, é composta pelos primeiros espíritos ordenados para combater o mal em todas as suas manifestações. São os verdadeiros magos. São os pretos velhos, que gostam de trabalhar sentados, e fumar cachimbo. Seus pontos são melodias tristes, melancólicas e traduzem verdadeiras preces de humildade.
Em geral, o pai ou mãe de santo pode ter manifestação e imcorporar as sete linhas, através das falanges menores. Nada impede que outro membro da casa o faça, no entanto, ele precisará de um pouco mais de tempo e estudo para desenvolver a mediunidade que o permita isso. É mais comum ver terreiros cujos filhos todos juntos recebam a manifestação das sete linhas. E isso se traduz em uma casa evoluída. Claro que devemos observar a maneira como o terreiro "trabalha" com as pessoas que o visitam. Mas isso é uma outra história, que prefiro não mencionar.
Peçamos a Deus nosso pai maior, e Oxalá para iluminar nossos caminhos, nos dar sabedoria e discernimento. Assim conseguiremos tratar todos como um igual, e nos aproximar mais do que ele deixou como palavra pra seguirmos...
Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amo!
Que assim seja!!!
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