sábado, 25 de setembro de 2010

As sete linhas da Umbanda

Quando falamos em sete linhas da umbanda, alguns podem confundir com 07 orixás apenas. Bem eles são mencionados chefiando cada uma delas. Mas não são sete orixás, e sim sete manifestações do trono de Deus. Vamos entender melhor.

1ª Linha: Trono da fé. Essa linha é chefiada por Oxalá.
2ª Linha: Trono gerador. Essa linha é chefiada por Yemanjá.
3ª Linha: Trono de justiça. Essa linha é chefiada por Xangô.
4ª Linha: Trono de glória. Essa linha é chefiada por Ogum.
5ª Linha: Trono do conhecimento e espiritualidade. Essa linha é chefiada por Oxóssi.
6ª Linha: Trono de pureza. Essa linha é chefiada por Yori. Linha das crianças.
7ª Linha: Trono de ordem. Essa linha é chefiada por Yorimá. Linha das almas.

Cada linha é dividida de grupos de 7 em 7, e os orixás maiores não imcorporam. Portanto, somente os orixás "menores" o fazem.

A cada grau que a hierarquia desce, vão aumentando em 7 o número de orixás. Cada linha compõe-se de sete legiões. Tendo cada uma delas um chefe, cada legião divide-se em sete grande falanges, que tambem tem um chefe, e cada falange, divide-se em sete sub-falanges, e assim por diante. Vejamos.

A linha de oxalá representa o princípio, o incriado, o reflexo de Deus. A luz refletida que coordena as demais vibrações. Entidades dessa linha falam calmo e expressam-se sempre com elevação.

A linha de Yemanjá é a linha do povo das águas salgadas. Nela se encontram as sereias, os marinheiros. Os pontos cantados são sempre em relação ao mar.

Xangô é o orixá que coordena toda lei kármica, é o dirigente das almas. O senhor da balança universal. Seus pontos são fortes invocações de justiça que nos remetem ao seu cenário vibracional, as cachoeiras e pedreiras.

A vibração de Ogum é o fogo da salvação e da glória. O mediador de choques consequentes do karma. A linha das demandas de fé, da luta e da batalha da vida. Por isso dizemos que Ogum é protetor dos guerreiros em todos os setidos. Os caboclos de Ogum são imponentes, andam de um lado para o outro e seus pontos falam sempre de batalhas, de lutas e glórias.

A vibração de Oxóssi é ação involvente e circular nos viventes da terra. Atendem a doutrina da catequese. Seus pontos traduzem a beleza da natureza, e invocam a beleza das águas, das plantas e das matas.

A linha de Yori é composta por entidades altamente evoluídas. São as crianças, os ierês.

A linha de Yorimá é composta de orixás extremamente evoluídas, é composta pelos primeiros espíritos ordenados para combater o mal em todas as suas manifestações. São os verdadeiros magos. São os pretos velhos, que gostam de trabalhar sentados, e fumar cachimbo. Seus pontos são melodias tristes, melancólicas e traduzem verdadeiras preces de humildade.

Em geral, o pai ou mãe de santo pode ter manifestação e imcorporar as sete linhas, através das falanges menores. Nada impede que outro membro da casa o faça, no entanto, ele precisará de um pouco mais de tempo e estudo para desenvolver a mediunidade que o permita isso. É mais comum ver terreiros cujos filhos todos juntos recebam a manifestação das sete linhas. E isso se traduz em uma casa evoluída. Claro que devemos observar a maneira como o terreiro "trabalha" com as pessoas que o visitam. Mas isso é uma outra história, que prefiro não mencionar.

Peçamos a Deus nosso pai maior, e Oxalá para iluminar nossos caminhos, nos dar sabedoria e discernimento. Assim conseguiremos tratar todos como um igual, e nos aproximar mais do que ele deixou como palavra pra seguirmos...

Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amo!

Que assim seja!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário