sábado, 9 de outubro de 2010

Mediunidade

Quando falamos de mediunidade, nos vem logo a cabeça a imagem de algéum com lápis ou caneta na mão, de cabeça baixa, escrevendo. Normal. Esse é um dos tipos de mediunidade existentes. E portanto, fazemos associação com a imagem. Pessoas em geral perguntam: 

Qualquer pessoa pode ser médium? A resposta é sim. Qualquer um de nós tem a possibilidade de ter sua mediunidade trabalhada e desenvolvida. Mas somente aquele que a tem sem ter estudado para tal. Pode ser considerado autentico. Pois essa, digamos que já nasceu com ele.

Chamamos de mediunidade todo contato feito por encarnados com o mundo dos espíritos. Seria o despertar de mais um dos nossos sentidos além dos que já possuimos.

Alguns esudiosos afirmam que embora o médium autêntico já venha para a vida com essa missão. Em alguns casos ele não se dá conta disso. E justamente por esse fato, ele pode passar por uma série de interpéres até inicar seus estudos mediúnicos. Segundo as informações, podem ser desenvolvidas doenças de pele sem explicação, sonhos conturbados, cansaço sem motivo, etc. Quando isso ocorre, e o médium já frequenta um local onde se identifica e até mesmo participa dos cultos. Isso ajuda bastante, pois certamente terá alguém para orientá-lo a respeito, e acompanhá-lo em seus estudos. Caso não frequente nenhum lugar. Acredite. Se aproximará alguém com a intenção de alertá-lo a respeito. (aconteceu comigo).

Também é mostrado que isso já vem determinado antes da vinda para a vida terrena. Sendo aceito pelo espírito. Portanto, por mais que queira fugir, vai ter uma hora que não será mais suportável adiar o início dos estudos, e por consequente, dos trabalhos.

A mediunidade é uma forma de se redimir de algo desagradável que foi praticado em existências anteriores a atual. E acredite, é a melhor maneira. Pois muitos podem vir com alguns membros mutilados, com problemas graves de saúde, etc. Portanto, a mediunidade seria a melhor maneira de se redimir. Uma vez que você alcança a evolução ajudando a quem precisa.

Não somente na umbanda podemos trabalhar com a mediunidade. Os centros espíritas kardecistas também o fazem mas com doutrinas e dogmas diferentes da umbanda. Justamente por isso temos alguns tipos de mediunidade.

  • Psicografia - Escrita de livros ou textos citados pelos espíritos. Dentre os médius mais conhecidos. Certamente devemos citar Xico Chavier;
  • Psicofonia - Incorporação do espírito. Também pela fala;
  • Vidência - Visão de acontecimentos futuros;
  • Clauriaudiência - Audição;
  • Sensitividade - Alta sensibilidade a energia de locais ou de pessoas.

Ainda podemos citar dos estágios da mediunidade que são tres:

Consciente - O médium é consciente da ação do espírito. E geralmente se recorda de toda a incorporação;
Semi-consciente - O médium lembra somente de algumas coisas;
Inconsciente - O médium tem toda a mente livre das informações. Portanto, não se lembra de nada.

Alguns médius ou simplesmente pessoas que se interessam pelo assunto sentem ao mesmo instante medo de receber as incorporações. Sendo em centros espíritas ou até mesmo umbandistas. E por isso, não levam muito a sério os estudos. Aconselho a ver com outros olhos esse tema. Por mais que não realize incorporações. De todos os anseios da hamanidade em toda sua história, sem dúvida os mais questionados foram como voar, e o que tem do outro lado? O espiritismo nos permite enxergar que há vida. Que há esperança. E estudando podemos melhorar nossa visão a respeito, deixar de sofrer o preconceito ou medo. E ainda ajudar as pesosas que não aceitam o desencarne como processo natural da vida.

Acredito que a umbanda e o espritismo podem caminhar juntos sim. E que uma casa terá bem mais luz se levarem seus filhos a crerem nessa forma de visão. Mas vale lembrar que a casa precisa saber distinguir uma coisa da outra. Embora caminhem juntos, a essencia não é de mesma raíz. Portanto, é comum alguns centros designarem dias da semana para trabalharem com essa linha. E dias para trabalho com os orixás. Pense mais a respeito. Você verá que sua vida, (não no aspecito financeiro)sua visão das coisas do mundo mudarão e muito.

Eu continuo por aqui estudando e compartilhando os estudos com vocês...Vamos nos falando então.

Muita luz e paz à todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário