quarta-feira, 30 de março de 2011

O jogo de búzios

Em geral você ver cartazes com dizeres como: joga-se búzios, tarot, etc e tal. Tive curiosidade sobre o assunto e fui pesquisar mais a respeito. Sei por exemplo que cada carta do taro tem sua simbologia e seu significado. Coisa que também sofre mudança, pois a carta pode sair na tirada invertida ou não. Agora como entender o jogo de búzios. Se todos são iguaizinhos? Vamos entender um pouco mais...

A origem dos Búzios se perde na noite dos tempos. Sua tradição está estreitamente ligada à cultura africana. Alguns estudiosos acreditam que a cultura africana vem dos tempos pré-egípcios, talvez atlantes. Conta a lenda que a estrela da manhã revelou a Orunmilá que todos os segredos e materiais da criação se encontravam numa concha de caramujo, dentro de um vaso que ficava entre as pernas de Obatalá. O jogo de Búzios, como é conhecido hoje, pode ser considerado uma variação do jogo de Opon lfá ou Opelê de lfá, que se desenvolveu na África.

Em uma das muitas conversas que tive com meu amigo mago. A consulta é realizada com 16 búzios, todos eles contendo aberturas. Cada búzio cai ou aberto ou fechado, e o conjunto das posições dos búzios vai definir qual é o orixá que preside aquele lançamento. Mas esse oráculo somente deve ser praticado por quem é iniciado no sacerdócio.

O jogo:

A forma mais comum é o jogo de 16 búzios (jogo por odús). Cada odú tem ligação com um o mais orixás, sendo que estão todos interligados.

Os 16 odús são:
1) Okaran ' Exu
2) Ejiokomeji ' Ogum e Ibeji
3) Etaogundá ' Ogum e Omulu
4) Iorossum ' Iemanjá
5) Oxê ' Oxum
6) Obará ' Oxossi, Xangô e Logum Edé
7) Odi ' Oxossi, Obaluaiê e Oxanguiam
8) Ejionilê ' Oxalá e Oxaguiam
9) Ossá ' Iansã
10) Ofum ' Oxalá e Oxalufan
11) Oawarim ' Ogum, Iansã e Exu
12) Ejilonuborá ' Xangô
13) Odiologan ' Nanã Buruku
14) Iká ' Oxumaré e Ossaim
15) Obeogundra ' Ewá, Obá, Oxumaré e Omulu
16) Alafra ' Oxalá, Oxaguian

Muitos terreiros também usam o jogo de búzios para entender os orixás que acompanham determinado consulente ou filho da casa. E claro como oráculo comum de direcionamento assim como o tarô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário