sexta-feira, 24 de junho de 2011

Viva São João!

Quando eu era pequena e morava com meu vô no interior do estado de Pernambuco. Na noite de São João. Por volta de 20h e 21h. Bastava olhar distante depois da porteira e víamos vários pontinhos luminosos... Eram as fogueiras em homenagem a São João Batista. E lá, vocês devem saber. Eles festejam mesmo. Hoje já não sei se existem ainda as fogueiras. Mas as quadrilhas e as festas. SIM. E estão sendo mostradas em vários canais inclusive.

Dizem que a tradição da fogueira veio por que Isabel, a mãe de S. João. Não podia ter filhos. Já era idosa. E seu marido, Zacarias também o era. Ocorre que Isabel quando ficou sabendo que concebera a um filho. Ficou muito feliz e combinou com Maria que quando seu filho nascesse. Mandaria lhe avisar. E acender uma fogueira em frente sua casa, foi a maneira que Isabel encontrou para mandar seu recado. E foi dessa forma que Maria soube do nascimento daquele que iria iniciar os trabalhos de seu filho Jesus.

Uma curiosidade sobre a comemoração dos santos, é que se comemora o dia que esse morreu. Mas no caso de São João Batista. É diferente. Comemoramos o dia que ele nasceu.


Em muitas casas, São João vem na força de xangô. São João Batista é chefe das legiões do oriente. São diversos povos que trabalham na umbanda. Dentre esses os ciganos do oriente, os espíritos árabes/marroquinos e orientais, médicos, esotéricos, gauleses, egípcios, índios caraíbas, e hindus.

Boas festas à todos!!! E salve o povo do Oriente!
Salve São João Batista!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário